quinta-feira, 23 de julho de 2009

Por favor, seja otimista um pouco mais prá lá...


Os otimistas são o maior problema do nosso país.
Eu sempre desconfio, e até tenho certa ojeriza às pessoas exacerbadamente felizes e de bem com a vida; que acreditam que o futuro sempre nos reserva algo de bom e que todo ser humano é intrinsecamente bondoso.
Parece ladainha de algum tipo de pregador maluco, querendo expandir sua mente e abrir o seu bolso.
O otimista exagerado é aquele pobre tolo que nunca faz um backup no computador, que lê livros de auto-ajuda e acredita no poder do pensamento positivo.
Se pensamento positivo funcionasse eu estaria casado com a Scheila Carvalho e traindo-a com a Mello.
Sempre há um otimista ao seu lado afirmando que o Brasil está crescendo e as coisas melhorando a olhos vistos.
E eu me sinto cada vez mais cego.
O país cresce em desigualdade social, violência, desemprego.
Por que achar que estamos indo bem?
O otimismo deslavado impede que lutemos pra mudar esse estado de coisas.
Temos que achar sim que as coisas vão de mal a pior e que isso é só o começo.
Devemos crer que os nossos políticos nos decepcionarão cada vez mais e, principalmente devemos desconfiar de tudo e todos.
Essa credulidade infantil na inerente bondade humana é que nos faz cair feito patos nos golpes e mais golpes, de estelionatários e políticos, se é que há diferença entre eles.
Até hoje as únicas pessoas que eu sei que foram realmente beneficiadas pelo poder do pensamento positivo são os autores de livros sobre o dito cujo.
Sou assumidamente pessimista.
Assim posso me prevenir prum futuro estranho, ao invés de sorrir pro iceberg que se aproxima.
Aos otimistas, gostaria de dizer que desejo-lhes sorte.
Mas estaria mentindo.

Alessandro Paiva

3 comentários:

  1. Bom azar,

    Meu triste poeta feliz !!!

    Um forte abraço...

    do seu descontente otimista cunhado.

    ResponderExcluir
  2. Vi um quadrinho dos malvados que tá a sua cara rsrsrs

    ResponderExcluir